sábado, 9 de junho de 2012

A mobília - Pé palito


Muito pode ser encontrado sobre mobiliário vintage e retrô, na internet. Infelizmente a maioria se limita a superficialidades, ou dizer que é de família, ou que pertenceu a essa ou aquela celebridade, como argumento de venda.

No decorrer do tempo, falarei também da memorabilia, que é a actividade em torno de objectos antigos, especialmente os domésticos. Começo com um estilo que tenho muito claro em minha mente lesada, o estilo pé-palito.


Recebeu este nome por causa justo de suas pernas, que ficam mais finas em dirreção ao chão. Tecnicamente é correcto, já que o ponto de fixação sempre necessita de mais resistência do que a ponta livre, que é o pé do móvel. Como assim? É assim: a parte fixa, é a que apóia o móvel, e por não poder deslizar, o que absorveria a energia de um choque, está mais sujeita a avarias, por isso precisa ser relativamente espessa.  O pé desliza no chão, se alguém empurrar. Se não deslizar, apoiado pela fixação robusta, flexiona até onde o material permitir, dissipando a energia e preservando o conjunto.

A inspiração do estilo pé-palito vem do optimismo do pós-guerra, com o advento do jacto e o sonho das viagens espaciais. Como o lema na indústria aeroespacial é eliminar o supérfulo, para poupar combustível e acrescer capacidade de carga, todo o que se inspirou nela segiu o mesmo caminho. Os cantos abaulados de algumas linhas, as cores suaves da fórmica e os pés ficando mais finos em direção ao chão, davam ao comprador a impressão de estar levando o futuro para casa. Era exactametne esta a intenção, pois o consumidor esperançoso é sempre mais generoso.


O estilo, porém, tem seu calcanhar de aquiles. Necessita ser feito de materiais de boa qualidade e ser bem montado. Infelizmente, especialmente no Brasil, muitas fábricas encheram o mercado com móveis de compensado comum, daqueles que só servem de tapume ou para isolamento térmico, parafusando neles os pés-palito, com pouca ou nenhuma guarnição. Resultado: os móveis envelheciam rapidamente e decepcionavam o comprador, que voltava às velhas mesas de pés retos, mesmo com a casa já totalmente montada nos pés-palito. Como não havia internet na época, e mesmo o telephone era para poucos, a má fama corria de boca em boca, por meio de leigos, sem que técnicos tivessem a chance de desfazer equívocos. Assim o pé-palito ficou conhecido como móvel de rico, que podia ter todo o cuidado do mundo, algo que os pobres não podiam dispensar a um móvel. Claro que a ignorância também cooperou, porque vocês sabem o quanto o compensado comum é sensível à umidade, e mesmo assim muita gente lavava suas mesas pé-palito com água e sabão, quando a fórmica prima justo por dispensar limpeza pesada.

Mas as vantagens de um pé-palito bem construído são inegáveis. São móveis que facilitam muito a limpeza da casa, deixando poucos espaços fechados junto ao rodapé, dificultando o acúmulo de poeira e a proliferação de insetos. E durante a limpeza, permitem que vários móveis sejam colocados debaixo de uma mesa, por exemplo, facilitando a vida de quem coloca a mão no rodo para fazer a casa brilhar. Também por causa das pernas, são fáceis de segurar e carregar, facilitando uma redecoração ou eventual mudança de endereço.


A maior vantagem, porém, é o que esses móveis fazem com o ambiente, que ganha a raríssima combinação de leveza e bom preenchimento. Por terem pernas relativamente longas, a parte de baixo fica facilmente visível, combinando com a silhueta baixa e elegante, fazendo a casa ficar ao mesmo tempo bem mobiliada e com amplo espaço para movimentação, especialmente quando se chega da rua com sacolas, malas ou mochilas, situação em que se precisa de espaço acima da linha de cintura. Outra vantagem, é combinar com praticamente qualquer outro estilo de mobília, permitindo ter uma mesa de jantar pé-palito sem medo de destoar dos sofás. A casa fica com um aspecto próximo ao minimalista, sem aquela sensação de desamparo. Aliás, pé-palito combina bem com sofá-feijão, que geralmente também tem pé-palito.

Não é difícil encontrar pra comprar, ou gente para fazer móveis de pé-palito, o problema é encontrar objectos íntegros, ou quem faça um serviço que preste. De cara advirto que sai caro, salvo os poucos bons leilões desse tipo que temos por aqui. A principal dificuldade é que quase não se faz mais essa escola, e quem faz tem escalas pequenas de produção, resultando em preços mais altos. Via de regra, móvel antigo em bom estado é caro, móvel retrô de boa qualidade é caro, mas menos. A quem quiser tem os pés-palito em casa, aconselho buscar em antiquários, porque noutras fontes a necessidade de restauro é quase certa, inclusive no Mercado Livre. E restauro, como sabem, é para quem tem tempo e dinheiro para investir, e quase ninguém tem uma oficina em casa, para se dedicar à restauração de um móvel.
 Não se privem de terem o que querem com medo de serem taxados de anacrônicos, se é que o típico detrator de um vintage sabe o que significa isso. Há gente jovem, jovial e de bom gosto que ama esse estilo, inclusive o pé palito. Como a menina do A Casa que minha avó queria (aqui) que já fez birra pelo alto custo de um móvel genuinamente vintage, com alma, enumerando alguns dos motivos de seus preços salgados, neste artigo aqui. Também a menina do blog Casa de Filó (aqui) que trata aqui do nosso assunto. Viram? Quem entende de decoração, aprecia o pé-palito e a decoração retrô.

Alguns lugares interessantes que encontrei, em minha pesquisa, mas repito que os preços estão longe de serem populares:

Antiquário família Real, em Goiânia, no Jartim Atlântico. Não encontrei uma págima própria, mas tem referências aqui. Photographias aqui.
Estídio Glória, na Vila Madalena, em São Paulo. Uma loja especializada em garimpar e restaurar móveis antigos, mas também restaura o do cliente. Clicar aqui.
Pé Palito, em Belo Horizonte. como o nome diz, é especializada em móveis retrô, especialmente o tido de que tratamos neste artigo. Clicar aqui.
Vintage & Cool, loja virtual que tem de tudo um pouco do mundo vintage. Como os preços são condizentes, me inspirou confiança. Website aqui, e blog da loja aqui

Se tiverem sugestões de boas lojas do ramo, é só informar que eu publico.

5 comentários:

  1. Esses eram os móveis de minha casa quando menina. Fez-me lembrar de minha mãe. Saudades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz quem conheceu essas cousas boas, fica menos vulnerável às tristezas do tempo.

      Excluir
  2. Uma dos grandes baratos do pé palito é a possibilidade de ver mais um grande pedaço do seu piso de taco ou tábua corrida, antes encoberto pelo próprio móvel. Idem para o rodapé...
    O grande vão que se abre sob o móvel permite refletir todo o brilho existente do syntheco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gastaria um artigo só para enumerar as vantagens do pé palito, então me ative às mais evidentes. Sejam bem-vindos à casa nova.

      Excluir
  3. Olá Nanael,
    Queria sugerir uma loja online que tem vários móveis no estilo Vintage e Industrial. cho que vale a pena uma publicação. Abs

    www.kazaonsale.com.br
    http://www.kazaonsale.com.br/moveis/vintage
    http://www.kazaonsale.com.br/moveis/coca-cola
    http://www.kazaonsale.com.br/moveis/estilo-industrial

    ResponderExcluir