quinta-feira, 24 de maio de 2012

Vintage Festival na Inglaterra


Dica para quem tem bala na agulha e tempo disponível. De treze a quinze de Julho, em Boughton House, Nortthamptonshire, Inglaterra, acontecerá um dos mais prestigiados festivais vintage do mundo. Nos arredores do palácio que é considerado o "Versalhes Britânico", em uma propriedade paradisíaca, com muito verde, muito ar puro e muito espaço para movimentação e photographias.

O evento é completo, praticamente uma cidade vintage, com peças e gente vestida à caráter, com modas dos anos vinte aos oitenta, com ênfase das décadas de 1930 a 1960.

O foco maior, e pontapé do evento, é a música de época. Surgiu justo porque os ingleses, como eu, perceberam o que realmente ficou para trás, na passagem do tempo: a esperança. Eles sabem o quanto era difícil ter que andar quilômetros, subir vários lances de escada e esperar dias, às vezes semanas, para ter uma notícia de uma ou duas páginas, sobre um parente ou amigo. Mas tinha-se esperança de que os esforços desprendidos dariam numa sociedade menos mesquinha, mantendo a boa convivência e o ânimo da época. Demos com os burros n'água, vocês já sabem.

Well, voltando ao assunto, o festival terá dez 'departamentos', por assim dizer: música de época, vestuário, salão de beleza para caracterização, uma rua vintage para exibição e pulgas, uma seção para arte, estilo e oficinas, oficina de moda de época, desfile de beldades, veículos antigos, comes e bebes, e, não poderia deixar de ser, vintage for kids.

A história do festival é recente, mas muito bonita e marcada pela boa organização britânica. Em 2007, Wayne e Geraldine Hemingway, da Hemingway Design, conceberam o festival para celebrar a cultura britânica, e também fazer bons negócios (quem disse que diversão e trabalho são antônimos?) no decorrer do mesmo. O sucesso superou todas as expectativas e tornou-se um festival tradicional, que atrai gente de todas as partes do mundo. Hoje são cerca de quinze curadores especializados. Da Europa continental, saem caravanas com traileres, cheias de gente disposta a enfrentar os três dias de festa em família. Campismo, aliás, é outra boa tradição que o evento oxigena bastante.

A intenção maior, é celebrar o que cada época teve de melhor, porque o pior já sentimos na pele. Juntando tudo o que cada época teve de bom, em um só lugar e tempo, as pessoas que participam saem renovadas, como se tivessem tirado férias, mesmo as que foram trabalhar. é praticamente um carnaval em Julho, para os ingleses.

À excessão de alguns 'gornalistas', a imprensa é sempre favorável e aparece em peso, nos três dias do festival. A revista Style britânica chega a fazer uma edição só com o tema, para ajudar as pessoas a se ambientarem no evento, e ganhar horrores com a cultura vintage, que há muito deixou de ser moda. O comparecimento de artistas também é grande, garantindo bons momentos de tietagem à moda inglesa. Tudo pra a espontânea manifestação do jeito vintage de ser, que os ingleses trazem no sangue.

Se eu vou? Infelizmente estou sem munição. Mas sou de touro e não desisto jamais! Quando for, trago o festival para cá. Ah, se trago!



Website do Vintage Music Festival, clique aqui
Galeria de imagens e vídeos do evento, clique aqui.

Um comentário:

  1. Amei o novo blog. Pena não ter tido tempo de acompanhar mais de perto, mas prometo fazê-lo sempre que puder. Beijos.

    ResponderExcluir